EDUCAÇÃO FINANCEIRA E AS MÍDIAS SOCIAIS
Resumo
O presente artigo discute, a partir de um processo de análise em Blogs de Educação Financeira, a sua importância e suas implicações para as crianças e adolescentes da sociedade atual. O processo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa e, quanto ao delineamento, propõe-se um trabalho de cunho bibliográfico. O trabalho foi realizado de forma exploratória através de um processo de análise que consiste em uma junção de quatro blogs: Educação Financeira – Cássia D’Aquino, Dinheirama, DSOP e Mais Ativos. Nessa direção, os fios teóricos utilizados buscaram compreender o processo desenvolvido utilizando categorias de análise definidas a priori, sendo elas: Dinheiro, Consumo e Criança. O estudo desenvolvido indicou elementos indispensáveis para possíveis relações a serem estabelecidas e apoiadas em duas teorias, Consumismo de Bauman (2008) e Materacia proposta por Skovsmose (2007) e D’Ambrósio (2011). O presente artigo demonstrou, durante a análise, concepções adotadas pelos blogs, bem como suas influências na sociedade de consumo, por meio das diferentes categorias de análise: i) Dinheiro; ii) Consumo iii) crianças. Apontou ainda a importância da família, escola e sociedade adentrarem mais para esse conhecimento com novas possibilidades no contexto escolar trazendo novas reflexões sobre a EF numa perspectiva crítica e reflexiva de ensino.
Palavras-chave: Educação Financeira. Blogs de Educação Financeira. Materacia. Consumismo.
Direitos desta edição reservados à Uceff Faculdades
Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação da Uceff Faculdades
Rua Lauro Müller, 767 E
Unidade Central - Bairro Santa Maria – Chapecó/SC – 89812-214
(49) 3319-3838 / uceff.edu.br