EDUCAÇÃO FINANCEIRA E AS MÍDIAS SOCIAIS

  • Keli Jacoby Uceff Faculdades
  • Ana Paula Rohrbek Chiarello

Resumo

 O presente artigo discute, a partir de um processo de análise em Blogs de Educação Financeira, a sua importância e suas implicações para as crianças e adolescentes da sociedade atual. O processo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa e, quanto ao delineamento, propõe-se um trabalho de cunho bibliográfico. O trabalho foi realizado de forma exploratória através de um processo de análise que consiste em uma junção de quatro blogs: Educação Financeira – Cássia D’Aquino, Dinheirama, DSOP e Mais Ativos. Nessa direção, os fios teóricos utilizados buscaram compreender o processo desenvolvido utilizando categorias de análise definidas a priori, sendo elas: Dinheiro, Consumo e Criança. O estudo desenvolvido indicou elementos indispensáveis para possíveis relações a serem estabelecidas e apoiadas em duas teorias, Consumismo de Bauman (2008) e Materacia proposta por Skovsmose (2007) e D’Ambrósio (2011). O presente artigo demonstrou, durante a análise, concepções adotadas pelos blogs, bem como suas influências na sociedade de consumo, por meio das diferentes categorias de análise: i) Dinheiro; ii) Consumo iii) crianças. Apontou ainda a importância da família, escola e sociedade adentrarem mais para esse conhecimento com novas possibilidades no contexto escolar trazendo novas reflexões sobre a EF numa perspectiva crítica e reflexiva de ensino.

Palavras-chave: Educação Financeira. Blogs de Educação Financeira. Materacia. Consumismo.

Publicado
2016-05-20
Como Citar
JACOBY, Keli; CHIARELLO, Ana Paula Rohrbek. EDUCAÇÃO FINANCEIRA E AS MÍDIAS SOCIAIS. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 86 - 105, may 2016. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/131>. Acesso em: 21 may 2024.
Seção
Ciências Sociais e Aplicadas