COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL: UM ESTUDO DE CASO NA ONG VERDE VIDA

  • Joel Alves Souza Uceff Faculdades
  • Andressa Pacheco Moschetta

Resumo

 Em meio a um mundo globalizado onde a competitividade organizacional cresce disparadamente, empresas de pequeno e grande porte tem buscado novas estratégias para se manter no mercado. Logo, fazer uso da comunicação empresarial com foco nos resultados passou a ser uma prioridade. Quando o tema abordado está inserido em uma ONG4 sem fins lucrativos, a necessidade de manter um esforço de comunicação integrada com o departamento de Marketing da organização como estratégia empresarial se torna ainda maior. Tendo em vista a importância que a empresa dá para a manutenção de sua credibilidade e reputação de sua marca perante seus parceiros, e até mesmo para o governo. Devido a grande relevância deste assunto para o meio empresarial e acadêmico, este estudo aborda a importância da comunicação empresarial juntamente com as demais ferramentas estratégicas de marketing dentro da ONG Verde Vida, uma organização que desenvolve um importante papel para a sociedade, através de seus programas social, educacional e ambiental. Por ser uma necessidade dentro da organização objeto deste estudo, através de uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso, este trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de um plano de comunicação empresarial, com foco no aumento das arrecadações mensais concedidas por seus parceiros. Com a conclusão deste trabalho, será possível levantar dados reais aproximados do aumento dos resultados mensais da organização, caso a metodologia proposta seja implementada.

Palavras-Chave: Comunicação Empresarial. Marketing. Organização não Governamental.

Publicado
2016-05-20
Como Citar
SOUZA, Joel Alves; MOSCHETTA, Andressa Pacheco. COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL: UM ESTUDO DE CASO NA ONG VERDE VIDA. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 54 - 70, may 2016. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/129>. Acesso em: 17 june 2025.
Seção
Ciências Sociais e Aplicadas