ESTUDO DE VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UMA MÁQUINA PARA RESFRIAMENTO DE CMS EM UMA AGROINDÚSTRIA DO OESTE DE SANTA CATARINA

  • Evandro Gnoatto Uceff Faculdades
  • Mara Lúcia Grando

Resumo

O objetivo do trabalho foi realizar um estudo de viabilidade de implantação de um resfriador de CMS a granel em uma Agroindústria na cidade de Chapecó Santa Catarina. O método de pesquisa utilizado foi o estudo in loco no setor em questão e levantados possíveis melhorias para otimização do processo de produção de CMS, como: layout, equipamentos e fluxo de resfriamento do CMS. O resultado do estudo mostrou-se satisfatório, pois reduz o quadro de mão-de-obra e os custos com salários bem como redução com aquisição de embalagens. Conforme o payback o retorno do investimento estaria projetado para um ano e cinco meses.
Palavras-chave: Produção. Processo. Retorno.

Publicado
2015-09-02
Como Citar
GNOATTO, Evandro; GRANDO, Mara Lúcia. ESTUDO DE VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UMA MÁQUINA PARA RESFRIAMENTO DE CMS EM UMA AGROINDÚSTRIA DO OESTE DE SANTA CATARINA. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 380-396, sep. 2015. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/103>. Acesso em: 19 apr. 2024.
Seção
Engenharias