UTILIZAÇÃO DO MODELO MATEMÁTICO DE STREETER-PHELPS DE OXIGÊNIO DISSOLVIDO APLICADO NA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO QUILOMBO NA REGIÃO OESTE CATARINENSE

  • Camila de Mello de Micheli
  • Cleone Luczkievicz
  • Pâmela Santos Cardozo
  • Talia Rebelatto Dambros
  • Lidiane de Cól
  • Keila Daiane Ferrari Orso
  • Elaine Cristina de Sousa Neves Serpa

Resumo

A água é indispensável para a vida em seus mais diversos usos e funções. Consumo excessivo, desperdício e, contaminação, são alguns dos problemas de qualidade de água. Por isso, a mesma precisa sanar a demanda de Oxigênio Dissolvido (OD) nos leitos aquosos, por ser fundamental para o funcionamento metabólico das espécies aquáticas, assim como, para que a autodepuração da água dos rios ocorra com maior eficiência. Porém, com o aumento da poluição, há uma maior liberação de materiais orgânicos nos corpos d’água, diminuindo os teores de OD. Perante a isso, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar os parâmetros de determinação de oxigênio dissolvido através do modelo matemático de Streeter-Phelps. O método de pesquisa utilizado foi hipotético-dedutivo com base no nível de pesquisa exploratório. O delineamento classificou-se como estudo de caso ao analisar as características físico-químicas do Rio Quilombo. Usando como amostra a Bacia Hidrográfica do Rio Quilombo e, a análise de dados de forma quanti-qualitativa. Dessa forma, determinou-se através de cálculos a DBO das amostras coletadas do Rio Quilombo, por meio da modelagem os coeficientes de desoxigenção e reareção, evidenciando que o rio apresenta valores elevados do coeficiente de decomposição em todas as amostras coletadas. Com tal aplicação, obteve-se um dado preocupante, de que há liberação direta de efluentes domésticos no rio por parte da população. Ficando como sugestão a necessidade da realização de análises mais complexas, para avaliação da qualidade da água.

Publicado
2022-03-30
Como Citar
DE MICHELI, Camila de Mello et al. UTILIZAÇÃO DO MODELO MATEMÁTICO DE STREETER-PHELPS DE OXIGÊNIO DISSOLVIDO APLICADO NA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO QUILOMBO NA REGIÃO OESTE CATARINENSE. Anais de Engenharia Química, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 166 - 187, mar. 2022. Disponível em: <https://uceff.edu.br/anais/index.php/quimica/article/view/312>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos