MODELAGEM MATEMÁTICA: ESTUDO DE ENSAIO DE TRAÇÃO

  • Djonatan Bonato
  • Fernando Sansigolo
  • Hiago Brizola Boita
  • Keila Daiane Ferrari Orso
  • Lidiane de Cól
  • Cleusa Teresinha Anschau

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo estudar o comportamento de dois diferentes corpos de prova durante um ensaio de tração, fabricados com materiais diferentes através do uso da modelagem matemática. Trata-se do aço SAE 1020 e o aço de baixa liga SAE 305. Os ensaios de tração, consistem em aplicação de uma carga que vai sendo elevada de forma contínua e crescente até o momento em que ocorre a ruptura do corpo de prova. A fundamentação teórica buscou definições sobre modelagem matemática, ensaios de tração e os testes foram realizados no laboratório da UCEFF Faculdades. Através da modelagem dos cálculos e da análise, observou-se que o aço carbono SAE 1020 suportou uma força máxima de 10,04 kN, enquanto o aço de baixa liga recebeu 13,63 kN de força durante tração até sua ruptura total. Os resultados mostraram que o aço SAE 1020 apresenta maior resistência do que o aço de baixa liga 305.

Publicado
2022-03-30
Como Citar
BONATO, Djonatan et al. MODELAGEM MATEMÁTICA: ESTUDO DE ENSAIO DE TRAÇÃO. Anais de Engenharia Química, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 156 - 165, mar. 2022. Disponível em: <https://uceff.edu.br/anais/index.php/quimica/article/view/311>. Acesso em: 21 may 2024.
Seção
Artigos