ANÁLISE ECONÔMICA PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA UNIDADE RECUPERADORA DE SOLVENTES ORGÂNICOS NO SETOR GRÁFICO DE UMA INDÚSTRIA DE EMBALAGENS FLEXÍVEIS

  • Willian Guilherme Simon
  • Cleusa Teresinha Anschau
  • Elaine Cristina de Sousa Neves Serpa
  • Mara Lúcia Grando

Resumo

Com o aumento na industrialização e no consumo, as embalagens plásticas se tornaram essencialmente úteis no mercado globalizado. A crescente produção de embalagens plásticas acaba gerando um aumento exponencial dos resíduos provenientes dos processos produtivos sendo, muitos deles, de difícil manejo e descarte como é o caso dos solventes orgânicos utilizados em abundância para a limpeza de equipamentos. O presente artigo tem como objetivo apresentar a viabilidade econômica para a implantação de uma unidade recicladora de solventes visando a redução de custos e de utilização de resíduos químicos. A pesquisa foi realizada em uma empresa da área de embalagens, no setor de impressão, e foram utilizados métodos indutivos e uma pesquisa exploratória classificando-se como um estudo de campo. A coleta de dados foi realizada a partir de observação, do estudo de documentos e da realização de entrevistas para posterior análise qualitativa. Os dados observados mostraram que apesar do gasto mensal com a aquisição de solventes ser consideravelmente alto, o investimento em uma unidade de recuperação de solventes acaba inviabilizado devido ao alto custo do equipamento, visto que, o payback do equipamento, considerando diferentes situações, compreenderia um período entre 13 e 17 meses para se obter o retorno do investimento, porém, a existência de mercados alternativos que praticam preços mais acessíveis, como o mercado chinês, mostra-se atrativo, reduzindo acentuadamente o payback. Ao utilizar a geração de resíduos como métrica para o crescimento produtivo da empresa, observa-se, futuramente, que a utilização do equipamento pode trazer um bom impacto econômico.

Publicado
2022-03-30
Como Citar
SIMON, Willian Guilherme et al. ANÁLISE ECONÔMICA PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA UNIDADE RECUPERADORA DE SOLVENTES ORGÂNICOS NO SETOR GRÁFICO DE UMA INDÚSTRIA DE EMBALAGENS FLEXÍVEIS. Anais de Engenharia Química, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 1 - 25, mar. 2022. Disponível em: <https://uceff.edu.br/anais/index.php/quimica/article/view/301>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos