A POSSIBILIDADE DA INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO DESENVOLVIMENTO DA ANSIEDADE: UMA ABORDAGEM COM O PÚBLICO ADOLESCENTE DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE CHAPECÓ/SC

  • Jeruza Casagrande Mezacasa
  • Marcielli Garghetti Segatto
  • Nathalia Eduarda Ansiliero Do Carmo
  • Thais Back Gomes
  • Juliana Eliza Benetti
  • Domingos Luiz Palma

Resumo

A internet é uma ferramenta imprescindível na atualidade, pois possibilita acesso rápido e fácil às informações e manutenção de laços afetivos. O uso excessivo e desadaptativo causa influência no modo de agir e se relacionar com cada indivíduo. O presente estudo tem como objetivo identificar a possibilidade da influência das mídias sociais no surgimento da ansiedade nos adolescentes de uma escola da rede estadual de ensino de Chapecó/SC. A metodologia adotada baseia-se em um método científico indutivo, nível de pesquisa descritiva, delineamento levantamento. O instrumento de coleta de dados empregando é um questionário elaborado na plataforma Google Forms, composto por 15 questões. O questionário abordou possibilidades de influência das redes sociais no desenvolvimento da ansiedade de 82 adolescentes pertencente a uma escola da rede estadual de Chapecó/SC. Técnica de análise quali-quanti. Os resultados para o fato que realmente existe influência, pois os adolescentes permanecem nas mídias sociais por um longo período de tempo diário e sentem-se incomodados ao ter o uso restringido. Além disso, já tiveram crises de ansiedade, possuem acesso direto à internet pelo celular com Wi-fi, e substituem algumas ações importantes como dormir e realizar suas tarefas para fazer uso das redes.

Publicado
2024-08-07
Como Citar
MEZACASA, Jeruza Casagrande et al. A POSSIBILIDADE DA INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO DESENVOLVIMENTO DA ANSIEDADE: UMA ABORDAGEM COM O PÚBLICO ADOLESCENTE DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE CHAPECÓ/SC. Anais de Psicologia, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 1 - 13, aug. 2024. Disponível em: <https://uceff.edu.br/anais/index.php/psico/article/view/690>. Acesso em: 01 sep. 2024.
Seção
Artigos