O IMPACTO DA PANDEMIA NA COMUNICAÇÃO INTERNA DASORGANIZAÇÕES: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO DO OESTE DE SANTA CATARINA

  • Mateus Rodrigues De Cezaro
  • Domingos Luiz Palma
  • André Figueiredo Pedrosa
  • Ajaúna Píccoli Brizolla Ferreira
  • Flávia Maria Zorzi Branco

Resumo

Este estudo tem o intuito de demonstrar os impactos da pandemia na comunicação interna das organizações, bem como realizar uma análise sobre as percepções dos colaboradores de uma cooperativa de crédito. Para tanto, o objetivo geral é analisar a percepção dos colaboradores em relação ao impacto da pandemia na comunicação interna das organizações do oeste de Santa Catarina, o quanto isso pode impactar nos resultados esperados pelas empresas. Com a pandemia muitas organizações passaram a ter um olhar especial para a comunicação, uma vez que com o COVID – 19, proporcionando um engajamento verdadeiro quando cada indivíduo se entende como parte do todo, através da participação coletiva. Os gestores passaram a adotar estratégias mais éticas para a tomada de decisões auxiliando a mitigar alguns danos não intencionais e inevitáveis com a pandemia. Nunca foi tão necessário ter precisão nas informações com parceria, flexibilização, parceria, coragem, indicadores de ações e provocações, ir ao encontro de novos esforços e investimentos. É preciso pensar na sobrevivência do colaborador estreitando laços no processo de comunicação formalizando novas práticas para compreender o enfrentamento da pandemia. Sendo assim, O método científico dedutivo é definido como sendo o procedimento de estudo que vai do geral para o particular de dois princípios já reconhecidos como verdadeiros e indiscutíveis para um final, esse método nos leva a partir do que já é conhecido para o desconhecido. Concluiu - se através deste estudo, que é fundamental estabelecer um bom vínculo, com comunicação clara e objetiva entre líderes e colaboradores, com credibilidade e empatia. Este período nos fez refletir sobre as percepções mantendo um objetivo que é informar e comunicar com transparência, proximidade e excelência.

Publicado
2022-06-02
Como Citar
DE CEZARO, Mateus Rodrigues et al. O IMPACTO DA PANDEMIA NA COMUNICAÇÃO INTERNA DASORGANIZAÇÕES: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO DO OESTE DE SANTA CATARINA. Anais de Psicologia, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 52 - 74, june 2022. Disponível em: <https://uceff.edu.br/anais/index.php/psico/article/view/382>. Acesso em: 27 dec. 2024.
Seção
Artigos