A QUALIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS EM SAÚDE BUCAL: UM ESTUDO DA PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO DE CHAPECÓ-SC
Resumo
O objetivo do estudo foi verificar a percepção da população em relação a qualidade dos serviços públicos e privados de saúde bucal no município de Chapecó-SC. Os procedimentos metodológicos que colaboraram com o estudo foram o método dedutivo, a pesquisa foi classificada como descritiva, a coleta dos dados ocorreu por meio de levantamento ou survey. O instrumento de coleta de dados, se deu por meio de um questionário. A população do estudo foi representada pelos habitantes do município de Chapecó e região e a amostra ficou representada por 144 respondentes. Os questionários foram coletados no centro do município de Chapecó-SC no dia 21 de outubro de 2016. Os dados foram analisados de forma quantitativa através da estatística descritiva, elaborados manualmente. Os resultados evidenciam que a população da região demonstra grande satisfação com os serviços odontológicos prestados, tanto nos órgãos públicos como privados, porem deixaram algumas sugestões de melhorias. A principal reclamação é atendimento, depois vem a falta de fichas nos postos de saúde, a demora na fila para o atendimento, necessidade de mais dentistas nos postos de saúde, o valor cobrado pelo serviço privado é muito alto, pouca campanha de prevenção da saúde bucal, melhorar o relacionamento entre o profissional dentista com o paciente.