ABORDAGEM TEORICA DE GESTÃO DA QUALIDADE DIRECIONADA A METODOLOGIA LEAN SEIS SIGMA
Resumo
Buscando maior sucesso no mercado comercial, a qualidade visa atender de maneira perfeita todas as necessidades que os clientes possuem sobre os produtos e serviços oferecidos pelas empresas. Encontrada em diversas áreas de produção, o conceito de qualidade reflete diretamente na concorrência global e operacional. Suas políticas são definidas pela alta administração para que tenham seus efeitos sobre toda a empresa, que por sua vez tem como função o gerenciamento e controle, analisando situações para atuar sobre elas buscando preenchimento das lacunas localizadas. Com objetivo de analisar de forma global o funcionamento do Lean Seis Sigma através de um estudo de campo e trazer as relações na prática, este trabalho acadêmico é apresentado de forma indutiva. Sua pesquisa foi realizada através de entrevistas, observações e coletas de dados para melhor identificar as etapas produtivas e área de qualidade. Devido à pouca utilização de informações estatísticas, esta análise é qualitativa. De acordo com os dados encontrados observou-se que os processos produtivos da empresa não são voltados a metodologia sugerida e a respectiva qualidade total devido baixa utilização por equipamentos automatizados, complexidade de seus processos e a sua gestão familiar. Observou-se que os únicos indicadores de acompanhamento dos resultados da empresa são as quantidades produzidas e o seu lucro real.