POTENCIAL DE ECONOMIA DE ENERGIA EM SISTEMAS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES: UMA ANÁLISE DE OTIMIZAÇÃO PARA MOTORES ELÉTRICOS

  • Mauricio Oro Natel
  • Poliana Schneider Durigon

Resumo

As estações de tratamento de efluentes têm, entre 15% e 40% dos seus custos operacionais, com gastos de energia elétrica. Devido a essa realidade se mostra importante que elas consigam identificar meios que possam contribuir com a redução desses gastos. Pensando nisso estabeleceu-se como problemática do artigo a seguinte questão: como aumentar a eficiência energética a fim de reduzir custos e otimizar o processo de tratamento de efluentes? Para buscar as melhores respostas para o problema citado ficou-se como objetivo geral do artigo analisar a eficiência energética de uma estação de tratamento de lodos ativados com aeração prolongada, localizada em uma instituição de ensino superior na cidade de Chapecó-SC, sendo que para tanto propôs-se melhorias em seu processo com a implementação da partida com inversor de frequência no soprador de ar e colocação de sensor de oxigênio no mesmo, de modo buscar a minimização dos custos com energia consumida e consequente aumento da eficiência energética da mesma. Por fim, conclui-se que as adequações sugeridas tem sim a capacidade de reduzir o dispêndio com energia elétrica em pelos menos 40% considerando-se somente a colocação do inversor de frequência, ou seja, sem considerar a redução que advirá da instalação do sensor de oxigênio. Conclui-se ainda que além de reduzir os custos operacionais a empresa estará ainda colaborando a promoção da defesa do meio ambiente, algo relevante em um momento que se verifica elevada degradação desse bem de uso comum e essencial a vida de todos.

Publicado
2024-10-24
Como Citar
NATEL, Mauricio Oro; DURIGON, Poliana Schneider. POTENCIAL DE ECONOMIA DE ENERGIA EM SISTEMAS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES: UMA ANÁLISE DE OTIMIZAÇÃO PARA MOTORES ELÉTRICOS. Anais da Engenharia de Produção / ISSN 2594-4657, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 261 - 280, oct. 2024. ISSN 2594-4657. Disponível em: <https://uceff.edu.br/anais/index.php/engprod/article/view/724>. Acesso em: 04 dec. 2024.
Seção
Artigos