PROPOSTA DE REDUÇÃO DE LEAD TIME E DESPERDÍCIOS NA CENTRAL DE ATENDIMENTO AO ACADÊMICO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO UTILIZANDO AS FERRAMENTAS DO LEAN OFFICE
Resumo
Este artigo procura abordar o conceito Lean Office e a utilização do mesmo na redução de desperdícios dentro de uma instituição de ensino superior. Para o desenvolvimento deste estudo foi utilizado o Mapeamento de Fluxo de Valor, uma das principais ferramentas e um dos primeiros passos para implementar a mentalidade Lean nas organizações. A exemplo do processo produtivo, o Mapeamento de Fluxo de Valor na área administrativa oferece uma visão do fluxo de solicitações do cliente, independente das áreas por qual esse fluxo passa. Através de observações, acompanhamentos e entrevistas informais realizadas foi possível deter as informações necessárias para o segmento aplicado do estudo. A pesquisa quali-quantitativa realizou a comparação do estado atual e futuro do mapeamento do fluxo de informações no processo. Desta forma através da metodologia aplicada, constatou-se a oportunidade de redução de 63,8% no lead time do processo de realização de novas matrículas e um aumento da margem de completo e correto nas atividades realizadas em 55%.