PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS EM UNIDADES DE NEGÓCIO DE UMA EMPRESA DE TRANSPORTE FRACIONADO DO OESTE CATARINENSE
Resumo
Este artigo pesquisa a padronização de processos de auditoria, apresentando as metodologias e ferramentas de qualidade a serem utilizadas, neste estudo. A Auditoria de qualidade é abrangente e tem como finalidade garantir o cumprimento dos padrões estabelecidos em normas e diretrizes organizacionais, uma vez essa definida todo individuo deve conhece-la. O escopo do projeto tem como finalidade a cadeia de valores de uma empresa de transporte fracionado da região oeste de Santa Catarina em suas mais de 140 unidades, fazendo assim com que todas mantenham a qualidade e padrão de excelência no serviço prestado aos seus clientes internos e externos. A proposta de padronização da auditoria tem como finalidade definir e regimentar a execução da atividade pelo executor da tarefa o qual hoje é feita de forma empírica sem um padrão ou base de dados para posterior extração de informações e análises que permitiria definir possíveis planos de ações em cada não conformidade identificada. Servirá de embasamento para tomadas de decisão a nível estratégico, assim como possíveis melhorias de processos fazendo com que o auditado também faça parte deste processo. Realizado método indutivo, por pesquisa exploratória e estudo de campo, permitindo a coleta de informações verídicas da visita e preenchimento da folha de verificação in loco, o estudo de campo proporcionou o entendimento de como é realizada a auditoria e propor as melhorias necessárias para a padronização. A partir deste foi possível definir um padrão de qualidade para todas as unidades e construir programas de melhorias contínua envolvendo-os nesta construção de qualidade total.