APLICAÇÃO DE UMA ANÁLISE ERGONÔMICA NA ATIVIDADE DE PRÉ MONTAGEM DE PAINÉIS LATERAIS E FRONTAIS DE CARROCERIAS FRIGORÍFICAS

  • Solange da Conceição Turatti

Resumo

No processo de fabricação de carrocerias para caminhões, vários procedimentos e movimentos são realizados durante as horas trabalhadas. Ao analisar todo o contexto da produção desse segmento, onde as matérias-primas transformam-se em produtos de maneira geral e o trabalhador executa suas atividades repetidamente, surge a necessidade de avaliação das atividades pelo aspecto ergonômico. Esses procedimentos realizados pelo trabalhador, quando exercidos de maneira errada ou repetidamente sem pausas para os músculos, podem desencadear desconfortos físicos e até mesmo psicológicos. Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma avaliação ergonômica das atividades realizadas pelo trabalhador no seu posto de trabalho. O setor escolhido para realizar a análise, foi o setor de Pré montagem de painéis laterais e frontais de carrocerias de baús frigoríficos, a fábrica é do ramo metalúrgico e está localizada na cidade de Chapecó- SC. O presente estudo foi caracterizado como uma pesquisa qualitativa exploratória, precedida por uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos, normas técnicas e sites, também foram utilizados Checklist para avaliação: o primeiro denominado “Checklist de Couto” foi utilizado para realizar a análise do fator biomecânico nos riscos para distúrbios músculos-esqueléticos de membros superiores relacionados ao trabalho. Já para avaliação do desconforto postural, foi utilizado o mapa corporal de Corlett. Para a análise das ferramentas utilizadas, utilizou-se do Checklist de avaliação de parafusadeira e apertadeira. A análise ergonômica mostrou através do checklist de couto uma situação ergonômica péssima que necessita de melhorias imediatamente. O mapa de Corlett mostrou que as regiões que mais sentem desconforto/dor são os ombros e antebraços, devido ao esforço em manusear os equipamentos. O checklist para avaliar os equipamentos teve como resultado uma condição razoável, com possibilidade de melhorias.

Publicado
2019-12-11
Como Citar
TURATTI, Solange da Conceição. APLICAÇÃO DE UMA ANÁLISE ERGONÔMICA NA ATIVIDADE DE PRÉ MONTAGEM DE PAINÉIS LATERAIS E FRONTAIS DE CARROCERIAS FRIGORÍFICAS. Anais da Engenharia de Produção / ISSN 2594-4657, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 80 - 103, dec. 2019. ISSN 2594-4657. Disponível em: <https://uceff.edu.br/anais/index.php/engprod/article/view/277>. Acesso em: 19 apr. 2024.
Seção
Artigos