SUBSTITUIÇÃO DO SISTEMA DE IGNIÇÃO E ALIMENTAÇÃO DE COMBUSTÍVEL DE UM MOTOR VW BOXER
Resumo
Nos últimos anos, houve um notável avanço na indústria automotiva em relação ao controle dos motores a combustão interna por meio de sistemas eletrônicos. O antigo método de controle mecânico com carburadores foi substituído por sistemas mais sofisticados, que utilizam diversos atuadores, sensores e unidades de controle. Este artigo tem como objetivo examinar a substituição do sistema de ignição e injeção de combustível de um motor VW boxer em um veículo Kombi de 1994. Para realizar essa substituição, foram feitas alterações no sistema de admissão de ar, no sistema de ignição e no sistema de injeção de combustível, além da instalação de um módulo de injeção eletrônica programável da empresa FuelTech LTDA. O método de pesquisa utilizado foi indutivo, com uma abordagem aplicada e uma abordagem quantitativa exploratória. Para obter os resultados, o veículo foi levado a uma oficina especializada em Chapecó/SC, onde foram comparadas a potência e o torque utilizando um dinamômetro de rolo. Após os testes, foi constatado um aumento de 25,31% na potência do motor e um aumento de 19,81% no torque, demonstrando a eficiência do sistema de controle eletrônico em comparação com o sistema mecânico.