ESTUDO DE ACIDENTES DE TRABALHO NO SETOR METAL MECÂNICO, OCORRIDOS COM ACADÊMICOS DE ENGENHARIA MECÂNICA NO OESTE CATARINENSE

  • Djonatan Bonato
  • Maria Regina Thomaz
  • Keila Daiane Ferrari Orso
  • Rodrigo Konrath

Resumo

A indústria metal mecânica possui um papel muito importante na região oeste de Santa Catarina, pois é ela que realiza a fabricação e em alguns casos a manutenção de máquinas e equipamentos para as agroindústrias que operam na região. Os acidentes de trabalho são foco deste estudo, uma vez que este setor trabalha com máquinas e equipamentos que oferecem risco constante durante as atividades laborais, podendo provocar casos de acidentes leves ou até mesmo a morte. O objetivo deste trabalho é mensurar a quantidade de acadêmicos que já sofreram algum acidente, bem como as partes do corpo mais atingidas, o grau das lesões ocorridas, turno de maior acontecimento e identificar as principais causas que levam aos acidentes de trabalho. Este estudo pode ser classificado como um estudo de campo, uma vez que foi realizada a coleta de dados através de questionário, com uma abordagem quantitativa. O questionário foi elaborado e encaminhado aos alunos do curso de Engenharia Mecânica de uma instituição de Ensino Superior localizada no Oeste Catarinense através de uma plataforma on-line para facilitar o preenchimento do mesmo. Como resultado pode-se identificar que 14,6% da população entrevistada e que trabalha no setor metal mecânico já sofreu algum tipo de acidente de trabalho, tendo como principais partes do corpo atingidas mãos e joelhos, e que estes acidentes somados chegam a 66,6%, apresentando a falha humana (33,3%) juntamente com os riscos oferecidos no ambiente (33,3%), como grandes causadores dos acidentes.

Publicado
2020-12-23
Como Citar
BONATO, Djonatan et al. ESTUDO DE ACIDENTES DE TRABALHO NO SETOR METAL MECÂNICO, OCORRIDOS COM ACADÊMICOS DE ENGENHARIA MECÂNICA NO OESTE CATARINENSE. Anais de Engenharia Mecânica / ISSN 2594-4649, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 297 - 314, dec. 2020. ISSN 2594-4649. Disponível em: <https://uceff.edu.br/anais/index.php/engmec/article/view/402>. Acesso em: 01 sep. 2024.
Seção
Artigos