ANÁLISE ESTRUTURAL DE UM CHASSI SEMIRREBOQUE PARA CAÇAMBA BASCULANTE

  • Gerson Balestreri Junior
  • Paulo Vicari
  • Fábio Goedel
  • Paulo Miguel de Toni

Resumo

Dado o fato de que a malha rodoviária brasileira é precária, as fábricas de implementos rodoviários têm por objetivo entregar um produto robusto e seguro, com uma estrutura compacta e mais leve o possível, para que seus clientes possam efetuar a entrega de suas mercadorias sem complicações e com o maior custo benefício realizável. Os objetivos deste trabalho são apresentar um estudo através de uma simulação computacional da estrutura de um chassi semirreboque para caçamba basculante, avaliando o seu comportamento estrutural para sanar um problema causado no primeiro chassi construído, e buscar a causa da deformação na estrutura, por meio da visualização da deformação e dos fluxos de tensões causados pelas condições de trabalho em que o chassi é exposto. Para isso, um procedimento para o uso do método de elementos finitos é apresentado, detalhando o passo a passo no método de tratamento da geometria, geração de malha, de forma que as condições de contorno sejam aplicadas e os resultados sejam mais fieis possíveis. A modelagem do CAD neste trabalho foi realizada no SolidWorks® e a simulação foi efetuada no ANSYS Workbench®. Com as melhorias efetuadas notou-se uma diminuição na deformação e nos fluxos das tensões presentes na estrutura. A tensão mais alta indicada no novo formato do chassi foi de 95 MPa, muito abaixo do limite de escoamento do ASTM A-36 que é de 250 MPa. O novo formato do chassi apresentou uma diminuição de 185 kg e uma redução de 600 mm no seu comprimento.

Publicado
2020-12-23
Como Citar
BALESTRERI JUNIOR, Gerson et al. ANÁLISE ESTRUTURAL DE UM CHASSI SEMIRREBOQUE PARA CAÇAMBA BASCULANTE. Anais de Engenharia Mecânica / ISSN 2594-4649, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 121 - 144, dec. 2020. ISSN 2594-4649. Disponível em: <https://uceff.edu.br/anais/index.php/engmec/article/view/394>. Acesso em: 23 dec. 2024.
Seção
Artigos