INTERFERÊNCIA NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE SOJA (Glycine max L.) SUBMETIDAS A DIFERENTES TRATAMENTOS DE SEMENTES

  • Pedro Henrique Rubin
  • Magdalena Reschke Lajús Travi

Resumo

O uso de inseticidas no tratamento de sementes se tornou uma prática rotineira por apresentar-se como um dos métodos mais eficientes no controle de pragas, sendo adotado pela grande maioria dos produtores de soja no Brasil. Levando em consideração a grande importância deste processo, o trabalho teve como objetivo avaliar a influência de inseticidas no vigor e germinação de sementes de soja. O experimento foi realizado no substrato areia, com a cultivar Brasmax Zeus 55I57RSF IPRO, utilizando os seguintes tratamentos: T1- Much 600 FS (Imidacloprido); T2- Cruiser 350 FS (Tiametoxam); T3- Fipronil Alta 250 FS (Fipronil); T4- Orthene 750 BR (Acefato); T5- Fertilizante mineral Biozyme (tratamento extra); T6- Testemunha. Dentro das variáveis e inseticidas analisados apenas o inseticida imidacloprido afetou negativamente o vigor das sementes, os tratamentos com tiametoxam, fipronil e acefato apresentaram desempenho similar ao da testemunha nas condições de cultivo apresentadas.

Publicado
2020-12-21
Como Citar
RUBIN, Pedro Henrique; TRAVI, Magdalena Reschke Lajús. INTERFERÊNCIA NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE SOJA (Glycine max L.) SUBMETIDAS A DIFERENTES TRATAMENTOS DE SEMENTES. Anais de Agronomia, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 144 - 154, dec. 2020. Disponível em: <https://uceff.edu.br/anais/index.php/agronomia/article/view/333>. Acesso em: 22 jan. 2025.
Seção
Artigos