ESTUDO COMPARATIVO ENTRE LAJES TRELIÇADAS DE EPS, NERVURADAS COM FORMA PLASTICA TIPO CUBETA E LAJES DE FORMAS COLABORANTES NERVURADAS (MISTAS NERVURADAS)

  • Adriano Adilson Pott
  • Poliana Bellei
  • Ailson Oldair Barbisan

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo verificar os sistemas construtivos de lajes treliçadas com enchimento de EPS, nervuradas com forma plástica tipo cubeta, e lajes de formas colaborantes nervuradas (mistas nervuradas), qual delas apresenta o menor custo. Quanto maior for o conhecimento sobre os sistemas, melhor será a escolha para o projeto e execução, logo, com o comparativo entre esses sistemas construtivos, o profissional poderá escolher qual método construtivo de laje é mais eficiente. As lajes desenvolveram-se ao longo dos anos, por existir profissionais interessados em buscar melhores desempenhos estruturais e arquitetônicos, em relação as limitações e vantagens que os sistemas apresentam com o passar do tempo. Aliado a isso, as construções devem possuir menor consumo de material e maior agilidade de mão de obra. Este trabalho buscou apresentar o sistema de laje com melhor custo/benefício, depois das análises chega-se à conclusão, de que as lajes de formas colaborantes são as mais eficientes, apesar de seu custo inicial ser elevado em determinada situação, o seu valor absorve-se na economia dos insumos e a redução de mão de obra.

Publicado
2019-05-07
Como Citar
POTT, Adriano Adilson; BELLEI, Poliana; BARBISAN, Ailson Oldair. ESTUDO COMPARATIVO ENTRE LAJES TRELIÇADAS DE EPS, NERVURADAS COM FORMA PLASTICA TIPO CUBETA E LAJES DE FORMAS COLABORANTES NERVURADAS (MISTAS NERVURADAS). Anais de Engenharia Civil / 2595-1823, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 57 - 74, may 2019. Disponível em: <https://uceff.edu.br/anais/index.php/ENGCIVIL/article/view/256>. Acesso em: 22 jan. 2025.
Seção
Artigos