GESTÃO DE OPERAÇÕES E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SUSTENTÁVEIS EM UMA INDÚSTRIA DO SETOR DE COSMÉTICOS NO OESTE DE SANTA CATARINA

  • Adriano Machado Becker Uceff Faculdades
  • Angela Morandini Pradella
  • Mara Lucia Grando

Resumo

A indústria de cosméticos é um dos setores de produção que vem crescendo muito nos últimos anos. Uma das características desta indústria é a necessidade contínua de pesquisas em toda a cadeia produtiva e a introdução de inovações tecnológicas em suas linhas de produto. Estas inovações ocorrem não só na formulação dos produtos, mas também no desenvolvimento de embalagens diferenciadas e exclusivas. O objetivo deste trabalho é apresentar o resultado de um estudo de caso sobre a gestão de operações e o desenvolvimento de produto sustentável em uma microempresa catarinense do setor de cosméticos, tendo por foco descrever o perfil de produção da empresa, que como resultado, pode permitir uma exemplificação da estratégia adotada no processo. O método aplicado foi uma pesquisa de campo realizado na empresa que adota a gestão operacional como um método de controle de produção. Verificou-se que a utilização da gestão operacional e o desenvolvimento de produtos sustentáveis trouxeram produtos exclusivos de cosméticos e embalagens refinadas.

Palavras-chave: Inovações tecnológicas. Desenvolvimento de produtos sustentáveis. Indústria de cosméticos.

Publicado
2015-09-01
Como Citar
BECKER, Adriano Machado; PRADELLA, Angela Morandini; GRANDO, Mara Lucia. GESTÃO DE OPERAÇÕES E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SUSTENTÁVEIS EM UMA INDÚSTRIA DO SETOR DE COSMÉTICOS NO OESTE DE SANTA CATARINA. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 103-115, sep. 2015. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/83>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Engenharias