A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO – PRONATEC NO MUNICÍPIO DE ENTRE RIOS DO SUL/RS

  • Juliana Rieger Bortolin Uceff Faculdades
  • Cleusa Teresinha Anschau Uceff Faculdades

Resumo

Este artigo estuda a importância do Programa Nacional ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Tem por objetivo analisar o impacto sócio econômico influenciado pelos recursos vindos do PRONATEC ao município de Entre Rios do Sul/RS. Recursos financeiros destinados aos jovens com idade entre 15 à 18 anos, todos matriculados nos cursos oferecidos pelo programa, no período compreendido de setembro de 2013 à dezembro de 2014. A pesquisa está pautada nos dados da Secretaria de Cidadania e Promoção Social do município e, utilizou-se da metodologia exploratória para análise qualitativa. Podemos destacar a importância da qualificação profissional para estes jovens em busca do primeiro emprego, bem como, o valor de recursos gerados no município através da execução do PRONATEC. Por fim, percebe-se a necessidade da criação de espaços no município que encaminham esses jovens qualificados ao mercado de trabalho, mas, para além da qualificação haja incentivo e, acesso ao Micro Crédito.
Palavras-chaves: Educação de Jovens. Qualificação Profissional. PRONATEC.

Publicado
2015-08-20
Como Citar
BORTOLIN, Juliana Rieger; ANSCHAU, Cleusa Teresinha. A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO – PRONATEC NO MUNICÍPIO DE ENTRE RIOS DO SUL/RS. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 16-33, aug. 2015. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/57>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Ciências Sociais e Aplicadas