OS IMPACTOS OPERACIONAIS NA ROTINA DO RH COM A IMPLANTAÇÃO DO ESOCIAL: ESTUDO DE CASO EM UMA TRANSPORTADORA DE CHAPECÓ-SC
Resumo
A tecnologia da informação (TI) facilita o gerenciamento de informações. Fazendo uso da (TI), o governo federal cria projetos para fiscalizar as informações recebidas das empresas. Vem sendo implantado pelas empresas o (eSocial), que envia ao governo informações de
forma simples e unificada, relativas a questões tra balhistabalhista. O presente estudo tem como objetivo analisar o impacto com a implantação do eSocial em uma transportadora de Chapecó - SC. A pesquisa foi um estudo de caso, de caráter quantitativo, o instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário e entrevista, o método indutivo e o nível da pesquisa foi a exploratória, a amostra, funcionários do setor de RH. Os objetivos específicos: Identificar a adaptabilidade da organização ao eSocial, Levantar a existência de novas rotinas no setor de RH, Apontar os fatores críticos com a implantação do eSocial, Analisar os impactos legais e as mudanças que precisam ser realizadas. Os resultados da pesquisa identificaram pouco conhecimento em relação ao assunto eSocial por parte dos respondentes, analisou se que a empresa, obteve adaptabilidade ao eSocial, e que a direção mostrou um envolvimento positivo a implantação. Dos respondentes 56,25%, = nunca, dizem que a empresa não está em desacordo com a legislação trabalhista e com o eSocial, o que significa que não há fatores críticos. 43,75% indicaram mudanças na rotina da empresa que impactaram o setor de RH, as variáveis relacionadas a saúde e segurança do trabalho, obteve se as maiores medias indicando que a empresa está de acordo com as exigências do eSocial.
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