ESTUDO DE CASO EM UMA AGROINDÚSTRIA DE CHAPECÓ/SC: SUBSTITUIÇÃO DE ABRAÇADEIRA DE AÇO SAE1020 GALVANIZADO POR COMPOSTO DE NYLON COM 30% DE FIBRA DE VIDRO

  • Giolmar de Mello
  • Filipe Sehn Febras

Resumo

Esta pesquisa foi realizada em uma agroindústria de Chapecó/SC, visando a substituição de uma abraçadeira fabricada em aço SAE1020 galvanizado à frio por polímero composto de nylon com 30% de fibra de vidro por processo de injeção, processo esse que a empresa já possui internamente. O estudo de campo foi realizado em três aviários de peru, três aviários de frangos e três chiqueiros da região de Chapecó-SC, para registrar as condições de ambiência e manejo dos animais utilizando a peça atual, para assim registrar os padrões e normas exigidos pelos clientes e organizações envolvidas. Neste trabalho foram realizadas análises em um software e ensaios mecânicos de tensão e cisalhamento, tendo em vista uma análise quantitativa para verificar a resistência mecânica do material. Foram realizados testes de condutividade elétrica para atestar o isolamento do polímero. Os resultados foram satisfatórios comprovando a importância da alteração do produto para poder garantir a satisfação do cliente e da empresa.

Publicado
2019-05-21
Como Citar
MELLO, Giolmar de; FEBRAS, Filipe Sehn. ESTUDO DE CASO EM UMA AGROINDÚSTRIA DE CHAPECÓ/SC: SUBSTITUIÇÃO DE ABRAÇADEIRA DE AÇO SAE1020 GALVANIZADO POR COMPOSTO DE NYLON COM 30% DE FIBRA DE VIDRO. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 228 - 248, may 2019. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/331>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Engenharia e Arquitetura