ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS SENSORES DE OXIGÊNIO EM MOTORES DE CICLO OTTO COM A UTILIZAÇÃO DE HIDROGÊNIO
Resumo
A sonda lambda monitora a concentração de oxigênio nos gases do processo de combustão do motor de ciclo Otto. Com o controle da queima dos gases da combustão pode-se controlar a injeção de combustível e a emissão de poluentes emitidos para a atmosfera. A combustão utilizando elementos químicos e substâncias diferentes das empregadas usualmente em motores de combustão interna de ciclo Otto podem gerar informações diferentes, as quais podem não ser corretamente interpretadas pelos sensores e pela central de injeção eletrônica gerando um funcionamento irregular do motor. Objetiva-se avaliar os parâmetros enviados pela variação da tensão da sonda lambda e interpretados pela central de injeção eletrônica com a adição de hidrogênio juntamente com o ar atmosférico nos motores de combustão interna ciclo Otto. Um dos combustíveis alternativos que podem substituir os combustíveis fosseis utilizados atualmente em grande escala é o hidrogênio. Alguns dos métodos de obtenção do hidrogénio é a eletrólise da água que segundo os especialistas não compensa a nível energético, pois o gás obtido não é superior à energia gasta para o obter. Sua utilização está sendo cada vez mais estudada e aperfeiçoada para a utilização em motores de combustão interna de ciclo Otto.
Direitos desta edição reservados à Uceff Faculdades
Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação da Uceff Faculdades
Rua Lauro Müller, 767 E
Unidade Central - Bairro Santa Maria – Chapecó/SC – 89812-214
(49) 3319-3838 / uceff.edu.br