ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS SENSORES DE OXIGÊNIO EM MOTORES DE CICLO OTTO COM A UTILIZAÇÃO DE HIDROGÊNIO

  • Ronaldo Caron
  • Marcellus Tiburcio Fontenelle
  • Keila Daiane Ferrari Orso

Resumo

A sonda lambda monitora a concentração de oxigênio nos gases do processo de combustão do motor de ciclo Otto. Com o controle da queima dos gases da combustão pode-se controlar a injeção de combustível e a emissão de poluentes emitidos para a atmosfera. A combustão utilizando elementos químicos e substâncias diferentes das empregadas usualmente em motores de combustão interna de ciclo Otto podem gerar informações diferentes, as quais podem não ser corretamente interpretadas pelos sensores e pela central de injeção eletrônica gerando um funcionamento irregular do motor. Objetiva-se avaliar os parâmetros enviados pela variação da tensão da sonda lambda e interpretados pela central de injeção eletrônica com a adição de hidrogênio juntamente com o ar atmosférico nos motores de combustão interna ciclo Otto. Um dos combustíveis alternativos que podem substituir os combustíveis fosseis utilizados atualmente em grande escala é o hidrogênio. Alguns dos métodos de obtenção do hidrogénio é a eletrólise da água que segundo os especialistas não compensa a nível energético, pois o gás obtido não é superior à energia gasta para o obter. Sua utilização está sendo cada vez mais estudada e aperfeiçoada para a utilização em motores de combustão interna de ciclo Otto.

Publicado
2019-05-21
Como Citar
CARON, Ronaldo; FONTENELLE, Marcellus Tiburcio; ORSO, Keila Daiane Ferrari. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS SENSORES DE OXIGÊNIO EM MOTORES DE CICLO OTTO COM A UTILIZAÇÃO DE HIDROGÊNIO. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 111 - 129, may 2019. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/325>. Acesso em: 19 apr. 2024.
Seção
Engenharia e Arquitetura