ANÁLISE DE ADEQUAÇÃO DE UM EQUIPAMENTO ELETRO-MECÃNICO EM UMA USINA DE CONCRETO CONFORME NR 12 – SEGURANÇA DO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

  • Francisco de Oliveira
  • Filipe Sehn Febras

Resumo

A necessidade em oferecer um ambiente de trabalho que forneça uma segurança e que preserve a saúde e a integridade dos trabalhadores, com estas sugestões de adequações dos equipamentos de uma usina de concreto. Nesse contexto, o trabalho tem por objetivo a identificação dos riscos de segurança existentes nos equipamentos de uma concreteira e a apresentação do estudo das propostas de redução ou eliminação com base na Norma Regulamentadora NR 12. Por meio de uma pesquisa exploratória, foram extraídas primeiramente informações de um check-list desenvolvido através dos tópicos da norma que se aplica a este equipamento, a avaliação dos riscos pelo método Hazard Rating Number (HRN) e após a construção de uma proposta ideal para a adequação. Com base nessas melhorias, será possível reduzir a probabilidade de acidentes e transtornos, tornando o ambiente mais saudável.

Publicado
2019-05-21
Como Citar
OLIVEIRA, Francisco de; FEBRAS, Filipe Sehn. ANÁLISE DE ADEQUAÇÃO DE UM EQUIPAMENTO ELETRO-MECÃNICO EM UMA USINA DE CONCRETO CONFORME NR 12 – SEGURANÇA DO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 76 - 94, may 2019. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/323>. Acesso em: 19 apr. 2024.
Seção
Engenharia e Arquitetura