PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE AUTOMAÇÃO NO PROCESSO DE ALIMENTAÇÃO DOS MISTURADORES DE FARINHA EM UMA INDÚSTRIA DO OESTE CATARINENSE

  • Maiara Bosco
  • Mara Lúcia Grando

Resumo

A automação vem melhorando o desempenho dos processos, eliminando tempos improdutivos, perdas e refugos, é também um grande aliado da padronização e qualidade dos produtos. Objetivo do estudo é propor a implantação de automação no processo de alimentação dos misturadores de farinha em uma indústria de alimentos do Oeste Catarinense. Como método de pesquisa utilizou-se uma pesquisa descritiva através de um estudo de caso do processo de recebimento de matéria-prima, o método científico foi o indutivo, o delineamento foi o estudo de caso no processo de recebimento de farinha onde foi evidenciado os pontos críticos do processo, tais como: ociosidade da equipe, esforço físico elevado, rotatividade de colaboradores e um processo obsoleto em relação ao mercado atual, tornando o custo da matéria-prima elevado. Com base nos resultados pode-se identificar a necessidade da implantação da automação no processo de alimentação dos misturadores, com o processo automatizado será possível o recebimento de farinha em big bag, que eliminara os pontos críticos do processo de recebimento de matéria-prima.

Publicado
2017-09-06
Como Citar
BOSCO, Maiara; GRANDO, Mara Lúcia. PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE AUTOMAÇÃO NO PROCESSO DE ALIMENTAÇÃO DOS MISTURADORES DE FARINHA EM UMA INDÚSTRIA DO OESTE CATARINENSE. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 163 - 178, sep. 2017. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/240>. Acesso em: 24 apr. 2024.
Seção
Engenharias