AVALIAÇÃO DA REDUÇÃO DOS DESPERDÍCIOS E O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE DE UMA LINHA DE MISTURAS PARA BOLOS ATRAVÉS DA FERRAMENTA DE EFICIÊNCIA GLOBAL DO EQUIPAMENTO (OEE) DO LEAN MANUFACTURING

  • Rafaela da Rosa Sartoretto
  • Leossania Manfroi
  • Elton Zeni
  • Marivane Menuncin Viêra

Resumo

As indústrias, independente da sua capacidade produtiva, necessitam aumentar sua produtividade, eliminando gastos, custos e tempos desnecessários para executar suas atividades. Neste ambiente de intensa competitividade, medir e melhorar continuamente seu desempenho é fundamental para sobrevivência das indústrias no mercado. O objetivo do estudo foi avaliar a redução dos desperdícios e aumento da produtividade de uma linha de misturas para bolos através da análise de eficiência global do equipamento (OEE) do Lean Manufacturing. Quanto aos procedimentos metodológicos, o método científico utilizado foi o indutivo, o nível de pesquisa foi a descritiva e o delineamento foi o estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista, documentos e observação. A amostra da pesquisa foi uma indústria de alimentos em pó localizada no município de Chapecó-SC. A análise e interpretação dos dados foi qualitativa. Através do estudo e observação contínua da linha de misturas para bolos, no período de janeiro a julho de 2016, foi possível obter dados concisos e através da aplicação da ferramenta, analisar os resultados. Antes das melhorias realizadas, o índice de Eficiência Global do Equipamento (OEE) era de 67,1%. Após aplicação de ações para redução de perdas e de etapas desnecessárias do processo, pode-se verificar um aumento de 29% na disponibilidade, 13,3% na produtividade e 21,2% na qualidade, onde o OEE aumentou para 87,6%.

Publicado
2017-09-06
Como Citar
SARTORETTO, Rafaela da Rosa et al. AVALIAÇÃO DA REDUÇÃO DOS DESPERDÍCIOS E O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE DE UMA LINHA DE MISTURAS PARA BOLOS ATRAVÉS DA FERRAMENTA DE EFICIÊNCIA GLOBAL DO EQUIPAMENTO (OEE) DO LEAN MANUFACTURING. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 38 - 56, sep. 2017. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/233>. Acesso em: 19 apr. 2024.
Seção
Engenharias