A PERCEPÇÃO DOS PISCICULTORES COM RELAÇÃO A PRÁTICA DA ATIVIDADE EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APPs): UM ESTUDO NO MUNICÍPIO GUATAMBU-SC

  • Geciane Aparecida Pereira Jordani
  • Leossania Manfroi
  • Jorge de Matos Casaca
  • Henrique Egidio Schaffer

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar a percepção dos piscicultores com relação a prática da atividade em áreas de preservação permanente (APPs) no município de Guatambu-SC. Para atender o objetivo proposto foi desenvolvida uma pesquisa adotando o método científico dedutivo, com relação ao nível a pesquisa foi descritiva. O delineamento foi o levantamento ou survey. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o formulário e os dados foram analisados de forma quantitativa. O trabalho foi realizado no período de março de 2014 a fevereiro de 2015, município de Guatambu/SC. Foram entrevistadas 212 propriedades com 67,71hectares de piscicultura sendo praticada de forma amadora, produzindo peixes para o consumo familiar, tendo as vertentes como principal fonte de abastecimento. Metade das propriedades está localizada em mananciais de abastecimento público. Quase a totalidade das propriedades não possui licenciamento ambiental da piscicultura, a maioria está localizada em áreas de preservação permanente. Os piscicultores demostraram ter conhecimento sobre o que são áreas de preservação permanente, a maioria declarou não preservar totalmente essas áreas, O volume de água armazenada pela piscicultura corresponde a um serviço ecossistêmico. A grande maioria dos piscicultores gostaria de receber algum tipo de benefício por preservar, porém na totalidade se manifestaram contra ao trabalho voluntário em outras propriedades, e quando se refere ao pagamento junto à conta de luz, declaram que não gostariam de contribuir mensalmente.

Publicado
2017-09-06
Como Citar
JORDANI, Geciane Aparecida Pereira et al. A PERCEPÇÃO DOS PISCICULTORES COM RELAÇÃO A PRÁTICA DA ATIVIDADE EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APPs): UM ESTUDO NO MUNICÍPIO GUATAMBU-SC. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 16 - 37, sep. 2017. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/231>. Acesso em: 19 apr. 2024.
Seção
Engenharias