MEDINDO A SATISFAÇÃO NO TRABALHO DE COLABORADORES DE UMA EMPRESA PET
Resumo
Entre os atores do atual cenário comercial, destacam-se consumidores, empresas, produtos/serviços e, colaboradores. Em função de sua importância estratégica, medir o grau de satisfação dos mesmos deve ser uma ação de rotina nas empresas. Assim, o objetivo desta pesquisa foi medir a satisfação dos colaboradores de uma empresa do ramo PET do noroeste gaúcho, quanto à satisfação com os colegas, com o salário, com a chefia, com a natureza do trabalho e, com as promoções. A metodologia de pesquisa caracterizou-se como exploratória, pois os pesquisadores puderam desenvolver sua investigação a fim de entender melhor a satisfação neste ramo de atividade. Ainda, utilizaram-se técnicas de pesquisa bibliométrica e, estudo de caso, contemplando uma análise quantitativa dos dados. Estes, foram coletados através da aplicação de um questionário estruturado e já validado, denominado Escala de Satisfação no Trabalho (EST), junto aos colaboradores da empresa. Como principais resultados, destacam-se: a ferramenta EST é ideal para pequenas e médias empresas que busquem agilidade e facilidade na sua implantação, de maneira cientificamente correta; a partir dos dados apresentados pela pesquisa, foi possível identificar colaboradores com sentimentos que destoam do grupo; a partir da tabulação dos dados, sugeriram-se seis estratégias para buscar um ganho de satisfação em pesquisas futuras junto à equipe.
Direitos desta edição reservados à Uceff Faculdades
Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação da Uceff Faculdades
Rua Lauro Müller, 767 E
Unidade Central - Bairro Santa Maria – Chapecó/SC – 89812-214
(49) 3319-3838 / uceff.edu.br