A INFLUENCIA DO GERENCIAMENTO DE RESULTADOS NO DESEMPENHO ECONOMICO E FINANCEIRO NAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA NO PERÍODO DE 2010 A 2014

  • Camila Inês Ferrari
  • Leossania Manfroi
  • Elton Zeni
  • Marivane Menuncin Viêra

Resumo

O gerenciamento de resultados tem como principal finalidade identificar a existência de práticas de manipulação de resultados. Portanto o estudo teve como objetivo analisar a influência do gerenciamento de resultados no desempenho econômico e financeiro das empresas listadas na BM&FBovespa no período de 2010 à 2014. Com relação aos procedimentos metodológicos, o método científico utilizado foi o dedutivo, quanto ao nível, à pesquisa foi classificada como descritiva. Com relação ao delineamento a pesquisa foi classificada como documental. Os instrumentos de coleta de dados foram os documentos, neste estudo representado pelo balanço patrimonial e demonstração do resultado. Os dados foram coletados com o auxílio da base Economática@ e calculados com o apoio da planilha eletrônica Excel e o software estatístico Gretl. A amostra final foi representada por 166 empresas listadas na BM&FBovespa no período de 2010 a 2014. Referente a análise econômica e financeira foram analisados os indicadores de liquidez e endividamento, sendo a liquidez seca, liquidez corrente, endividamento de curto prazo, endividamento geral, endividamento sobre instituições financeiras a curto prazo, prazo médio de renovação de estoques, rentabilidade e lucratividade. Com relação ao gerenciamento de resultados evidencia-se que os setores que mais suavizaram seus resultados no período observado foram no ano de 2011 os setores de construção e transporte, consumo cíclico, consumo não cíclico, materiais básicos e Telecomunicações. Já no ano de 2012 o único segmento que não suavizou seus resultados foi o setor Financeiro e Outros. Em 2013 só houve um segmento que não suavizou seus resultados que foi o setor de Consumo Cíclico. E em 2014 somente o setor de Bens Industriais e telecomunicações que não houveram indícios de gerenciamento ou suavização de resultados. É possível também aceitar com 95% de segurança a Hipótese H3 do estudo em que o gerenciamento de resultados influência no prazo médio de renovação de estoques das empresas listadas na BM&FBovespa no período de 2010 à 2014.

Publicado
2017-09-06
Como Citar
FERRARI, Camila Inês et al. A INFLUENCIA DO GERENCIAMENTO DE RESULTADOS NO DESEMPENHO ECONOMICO E FINANCEIRO NAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA NO PERÍODO DE 2010 A 2014. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 167 - 191, sep. 2017. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/224>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Ciências Sociais e Aplicadas