AS CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO NO CONTROLE DE ESTOQUES EM DUAS EMPRESAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO LOCALIZADAS EM CHAPECÓ-SC

  • Odineia Raimundi
  • Juliana Eliza Benetti

Resumo

É importante conhecer e fazer o uso das ferramentas certas para ter o controle esperado dos estoques, já que existem diversas ferramentas e sistemas que se adaptam para cada tipo de estoque, bem como a matéria-prima e produtos acabados. Em tempos de crise, é necessário otimizar o tempo e a qualidade das mercadorias, para isso é preciso gerenciar pedidos, transporte, estoque e o relacionamento entre fornecedor, empresa e cliente, atendendo as expectativas do consumidor final. O objetivo principal deste estudo é apresentar as contribuições da gestão no controle de estoque em duas empresas do ramo de materiais de construção localizadas em Chapecó-SC. Para o desenvolvimento do trabalho, foram realizadas entrevistas em duas empresas do ramo de materiais de construção localizadas em Chapecó/SC com os gestores do departamento de estoques, bem como observação e análise de alguns documentos das empresas. Quanto a classificação foi utilizado o método indutivo de pesquisa, o nível da pesquisa foi descritivo, o delineamento foi pesquisa de campo, os instrumentos de coleta de dados foram entrevista, documentos e observação, e a técnica de análise dos dados foi qualitativa. Após coleta e análise dos dados, constatou que as empresas consideram como uma ferramenta fundamental para o bom andamento das organizações, pois além de agregar valor ao capital quando analisado como riqueza da entidade, é ali que o resultado se define, levando em consideração que toda produção passa pelo estoque diretamente, além de influenciar diretamente na competitividade.

Publicado
2017-09-06
Como Citar
RAIMUNDI, Odineia; BENETTI, Juliana Eliza. AS CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO NO CONTROLE DE ESTOQUES EM DUAS EMPRESAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO LOCALIZADAS EM CHAPECÓ-SC. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 63 - 78, sep. 2017. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/218>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Ciências Sociais e Aplicadas