ANÁLISE DAS METODOLOGIAS DE CONCESSÕES DE CRÉDITO APLICADAS PARA PESSOAS JURÍDICAS NAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO EM CHAPECÓ/SC

  • Victor Manoel Bartolamey Azzolini
  • Juliana Eliza Benetti

Resumo

Considerando-se que a expansão do crédito nas últimas décadas foi um dos principais motores para o crescimento e desenvolvimento de negócios no Brasil, buscou-se como objetivo geral para este estudo, analisar as metodologias adotadas para concessões de crédito aplicadas para Pessoas Jurídicas nas Cooperativas de Crédito em Chapecó/SC. Com relação aos procedimentos metodológicos utilizados, foi método indutivo, o nível da pesquisa é de caráter descritivo, o delineamento foi classificado como levantamento ou survey, as coletas foram por meio das entrevistas e os dados foram analisados de forma qualitativa. O presente estudo identificou que as cooperativas analisadas dispõem de um setor específico para a análise de concessão de crédito, com base em uma metodologia que determina métodos, critérios e alçadas para a tomada de decisão e, que essa metodologia se torna eficaz em relação ao índice de inadimplência das cooperativas. Também foi observado, segundo informações dos gestores, que os relatórios contábeis fornecidos pelos contadores não condizem com a situação real das organizações, prejudicando tanto para o analista de crédito, que tem dificuldade em analisar os números da organização, quanto para o tomador de crédito, que fica limitado às linhas de crédito oferecido pelas cooperativas.

Publicado
2017-09-06
Como Citar
AZZOLINI, Victor Manoel Bartolamey; BENETTI, Juliana Eliza. ANÁLISE DAS METODOLOGIAS DE CONCESSÕES DE CRÉDITO APLICADAS PARA PESSOAS JURÍDICAS NAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO EM CHAPECÓ/SC. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 23 - 39, sep. 2017. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/216>. Acesso em: 25 apr. 2024.
Seção
Ciências Sociais e Aplicadas