A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS

  • Aline Fátima Banhara
  • Anelice Maria Banhara Figueiredo
  • Mariza de Lurdes Lamaison

Resumo

As competências tecnológicas, especialmente as digitais, constituem hoje um novo capital dos indivíduos e dos países. A inserção de tecnologias digitais nos processos educativos é cada vez mais necessária, seja através da criação de políticas públicas educacionais para sua incorporação, seja por meio de dispositivos mais populares presentes na sociedade. Conhecer os usos das tecnologias nos diferentes níveis é um assunto de interesse na educação. Este artigo se propõem realizar uma pesquisa exploratória dos recursos tecnológicos que os professores utilizam, fazendo uma reflexão das possibilidades e limitações da utilização das tecnologias no Ensino Fundamental e Ensino Médio da Educação Básica e na Educação Superior pela ótica dos professores. No Ensino Fundamental a ênfase foi no Programa Um Computador por Aluno – PROUCA. No Ensino Médio aborda o projeto do governo federal do uso de tablets pelos professores e finaliza fazendo uma reflexão do uso das tecnologias na Educação Superior.

Palavras-chave: tecnologias na educação; práticas pedagógicas; políticas públicas educacionais.

Publicado
2015-03-10
Como Citar
BANHARA, Aline Fátima; FIGUEIREDO, Anelice Maria Banhara; LAMAISON, Mariza de Lurdes. A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 21-38, mar. 2015. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/17>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos